Porque associar-se

Entende-se que uma federação precisa ter consolidada a sua situação econômica e financeira para poder atender os anseios de representação institucional dos Umbandistas. Assim, com a associação todos podem participar desse esforço que é coletivo, não podendo ser relegado a um plano secundário.

Diariamente o nome da Umbanda, e de resto das demais religiões de matrizes africanas e/ou afro-brasileiros, são vilipendiados, seja por reportagens em jornais, rádios e TV, que não se dão ao trabalho de verificar com os representantes das religiões a veracidade daquilo que estão noticiando, seja por parte da imprensa televisiva vinculada a determinadas facções religiosas evangélicas neo pentecostais, que reproduzem em programas de cunho sensacionalista e circense matérias sempre desabonadoras com relação às religiões e aos seus dirigentes, seja por denúncias que acontecem frequentemente.

A FUEP – Federação Umbandista do Estado do Paraná, tem por finalidade representar cultural, institucional, política e socialmente os Povos e as Comunidades Tradicionais Afro-brasileiras, Brasileiro-Afros e Indígenas, e outros povos tradicionais onde atue, seus dirigentes, frequentadores, simpatizantes e as comunidades por eles constituídas, dando-lhes visibilidade e buscando a sua integração plena a sociedade brasileira. Busca ainda, legitimação e o respeito, e; o fortalecimento da Umbanda junto à sociedade civil.

Só assim, contribuiremos com aqueles Umbandistas que vierem depois de nós, deixando-lhes uma religião que as pessoas possam assumir sem o medo de represálias, discriminação e preconceito.

A Umbanda precisa de todos nós!