FUEP 51 anos, mais que uma boa ideia uma certeza para o futuro

Nesse 25 de maio a FUEP – Federação Umbandista do Estado do Paraná completou 51 anos. Mais de meio século de uma atuação que se tornou marcante para os Umbandistas do nosso estado. Ao longo de sua história, a FUEP tem reunido os mais abnegados dirigentes e fiéis Umbandistas em ações que pretendem auxiliar na diminuição do preconceito e da discriminação que ainda passamos.

A FUEP foi criada em 25/05/1968 por um grupo de 4 Templos Umbandistas: Templo Espiritualista Caboclo de Iansã comandado por Luiz Scheffer, a Tenda Espírita Ogum Megê de Osvaldo Batista Meirelles, a Tenda Espírita São Cipriano de Melquíades Santana e a Cabana Espírita Cacique Jaraguá comandada por Eunice Silva dos Santos.

Foi eleito presidente da 1ª. Diretoria Executiva o senhor João Mendes dos Santos, que acabou reeleito em todas as outras eleições, permanecendo no cargo até que a saúde debilitada o levou ao desencarne em 2008.

As Diretorias da FUEP foram responsáveis por algumas conquistas importantes, dentre as quais destaca-se os títulos de Utilidade Pública Municipal em Curitiba – Lei Nº 6.833 de 09 de Abril de 1986 e Utilidade Pública Estadual – Lei Nº 8.515 de 30 de junho de 1987.

Em 2004 Câmara dos Vereadores de Curitiba, de forma precursora em todo o país oficializa o dia 15 de novembro, como o “Dia da Umbanda” no âmbito municipal.

Já sob os auspícios dos novos Umbandistas, no dia 15/11/2008 foi realizada a festa em comemoração dos 100 anos da Umbanda, na Ópera de Arame, em Curitiba e sessão solene na Câmara de Vereadores de Curitiba.

Em 2009, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, foi oficializado o dia 15 de novembro, como o “Dia da Umbanda e do Umbandista” no âmbito estadual, também de maneira inédita, o que foi seguido por outros estados. Essa conquista se deve ao esforço pessoal do Celso Godoy, então assessor do Deputado Estadual Caíto Quintana.

O desencarne do senhor João Mendes dos Santos determinou certa paralisia na FUEP, até que em 22 de março de 2009 foi realizada a assembleia geral de reativação da federação, com eleição de nova diretoria e reforma do Estatuto Social, sendo eleito presidente da Diretoria Executiva o senhor Paulo Tharcicio Motta Vieira – Paulão, reeleito em 2013. Em 2017, foram eleitos o Pai Anthony de Iemanjá para a presidência da Diretoria Executiva e o Pai Jimmy de Oxóssi para o Conselho Deliberativo.

Nessa trajetória, a FUEP obteve muitas vitórias importantes para o benefício do exercício diário da Fé Umbandista no Paraná e tem participado em eventos nacionais para reverter a grave situação em que se encontram os praticantes da religião de Umbanda em nosso país. Participou ativamente das discussões e elaboração da Carta Magna da Umbanda e do Estatuto da Liberdade Religiosa, a primeira para dar um ordenamento e caracterizar a Umbanda e o segundo no sentido de trazer para a legislação comum o que está previsto na Constituição Federal de 88, relativa a laicidade do estado e a plena liberdade religiosa no Brasil.

Em meio à crise civilizatória que assola o nosso país, temos nos posicionado em defesa dos Templos e Terreiros que sofrem diuturnamente violências, ódio e preconceito, que estão bem mais próximos do que se pode supor, exigindo das autoridades investigações que possam criminalizar os responsáveis pelos ataques que sofrem, tendo claro que essas manifestações não atingem somente o Templo, os fiéis e os dirigentes afetados, mas, todos os Umbandistas.

Defendemos a plena liberdade religiosa, não só para os Umbandistas, mas para todos aqueles que não tenham a tranquilidade e a proteção das autoridades para os seus locais de culto ao sagrado, entendendo que são muitos os caminhos para a morada do Pai celestial, buscando alcançar a universalização desse direito fundamental da humanidade.

Temos investido em ações de comunicação, maior presença nas mídias e redes sociais e novas iniciativas envolvendo os associados individuais e coletivos e engajando e reconhecendo novos voluntários, que se somam a Diretoria Executiva.

A FUEP tem valorizado cada vez mais o conhecimento e a troca de experiência entre os Dirigentes Umbandistas, com a promoção mídias sociais e imediatamente vamos propor encontros, debates e eventos em todo o estado, apoiados pelas Vice-presidências regionais, além da atuação de nossos dirigentes em diversos fóruns e instâncias do poder público.

E este 51º aniversário é ainda mais especial em virtude de três grandiosas realizações: o Seminário “A importância da Mulher na Sociedade” realizado no dia 04/05, o 7º Festival Paranaense de Curimbas que será realizado no dia 18/08 e a interiorização da FUEP com atividades marcadas paras as sub-sedes regionais no decorrer do ano.

Assim respeitando as nossas tradições, mas com o olhar no futuro, a FUEP tem estimulado a participação dos jovens Umbandistas, e com grande satisfação vemos aumentar o número de jovens engajados e atuantes nos Templos que frequentam.

Essas conquistas nos dão muita alegria e também a certeza de que temos um papel importante na sociedade paranaense, mas ainda existem muitos desafios a serem vencidos. Que aos 51 anos, estamos em plena forma para continuar trabalhando para superá-los!

Queremos agradecer a todos os nossos associados pelo estado, aos nossos dirigentes, fiéis e simpatizantes que voluntariamente realizam um trabalho magnífico, ás entidades coirmãs e aos parceiros, que têm acreditado no projeto da FUEP forte e participativa, trilhando essa trajetória conosco.

Afinal não chegamos até aqui sozinhos, a rigor somos a somatória dos esforços de centenas de conexões que se tornaram interações, que se tornaram experiências, emoções, sentimentos, conhecimento, saberes, que lapidaram os nossos valores e reforçaram as nossas crenças.

Esperamos que possamos continuar juntos trabalhando pelo respeito e legitimação da Umbanda como uma das religiões do espectro religioso brasileiro com a mesma paixão desses 51 anos de existência.

Feliz aniversário à FUEP e parabéns a todas e todos que ajudaram e ajudam a construir essa história! Axé!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *